Calçados geram e armazenam energia elétrica apenas com o caminhar


     Engenheiros da Universidade de Wisconsin (Estados Unidos) inventaram um conceito de sapato que é capaz de captar os passos do usuário, armazená-los e transformá-los em energia elétrica, de acordo com o site Extreme Tech.
     Para desenvolver o produto, a equipe de pesquisadores, liderada pelo professor Tom Krupenkin, usou um processo chamado "electrowetting", que é capaz de gerar energia de aproximadamente 10 watts de potência com uma simples caminhada. O electrowetting é um princípio no qual um líquido, no caso óleo sobre a água, altera sua fórmula química pela aplicação de corrente elétrica.
     No entanto, com os calçados, os cientistas conseguiram fazer o efeito inverso: os sapatos forçam essa mistura de líquidos sobre alguns eletrodos dentro de pequenas bexigas nas extremidades do calçado, criando uma corrente elétrica que é armazenada em uma bateria. Na parte de trás do sapato, os engenheiros incorporaram uma porta micro USB, permitindo que os usuários recarreguem seus aparelhos móveis através da carga guardada no produto.
     Os inventores afirmam que também criaram uma forma de transmissão sem fio a partir do sapato, algo como o Wi-Fi. No entanto, nenhuma informação mais detalhada foi divulgada.
     Devido à falta de investidores, ainda não há previsão se o produto será lançado no mercado. Os sapatos são apenas um conceito do que pode se tornar algo comercialmente viável no futuro.
Fonte:olhardigital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas