Metrô de Sobral - Uma solução para a Estação do Arco

    Conversei informalmente na sexta-feira com o arquiteto Francisco Edilson Ponte Aragão, Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Metrofor, a respeito da estação do metrô de Sobral que está sendo construída no girador do Boulevard do Arco e que tem causado polêmica quanto à segurança dos pedestres para o acesso à estação.
      Edilson fez um pequeno esboço do que deverá ser feito para tentar amenizar o problema.
    Segundo Edilson Aragão, serão construídos redutores de velocidade (em vermelho e branco na foto) entre o canteiro central do Boulevard e a estação (verde) para a travessia dos pedestres. Com a chegada do trem, ocorrerá o fechamento das cancelas (vermelho) o que diminuirá ainda mais o fluxo de veículos e tornará a passagem mais segura.
         Quem vier do Bairro Sinhá Sabóia terá também a opção de pegar uma pista especial em contra fluxo e deverá entrar à esquerda para a Rua Oriano Mendes (azul).
      Além disso, existe o projeto da Prefeitura de Sobral de construir um túnel ligando a Margem Esquerda ao Bairro das Pedrinhas, o que também ajudará a diminuir o tráfego em torno da estação.
      O serviço de transporte será integrado, isto é, VLT e ônibus. O sistema funciona mais ou menos assim: o passageiro compra o ticket  e, quando entra no ônibus ou no VLT, ele passa o ticket por um leitor ótico que começa a marcar o tempo de duas horas. O passageiro terá então duas horas para utilizar os transportes integrados (sistema temporal). Se seu compromisso for rápido, ele poderá ir ao Centro e voltar para casa com uma mesma passagem.    
     A previsão para entrega do serviço à população é setembro. Vamos aguardar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas