Aeroportos terão Wi-Fi gratuito e ilimitado nas salas de embarque

     A Infraero anunciou no início de fevereiro que, a partir do final de março, aeroportos brasileiros  das cidades-sede da Copa do Mundo serão contemplados com Wi-Fi gratuito dentro das salas de embarque. A conexão será oferecida por três empresas que participaram de uma consulta pública, realizada em dezembro de 2011: Tim, Net e Linktel.
     O trabalho está em fase de implementação e um teste está sendo realizado em cinco aeroportos: Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ) e JK (Brasília). Nestes locais, algumas operadoras como a Linktel estão oferecendo 15 minutos gratuitos de internet para todos os passageiros em qualquer parte dos aeroportos. Com o cartão de embarque, a pessoa se dirige ao balcão da Infraero e retira um cartão de acesso. "A própria presidente da república solicitou à Infraero Wi-Fi gratuito nas salas de embarque. Fizemos este teste e agora estamos aguardando o órgão liberar o serviço definitivo, que já era para ter começado", conta Eduardo Gaspar, assessor de mobilidade da Linktel.
     Apesar da Infraero ainda estar dentro do prazo estipulado, o executivo diz que a  empresa brasileira de infraestrutura aeroportuária já poderia iniciar a oferta do serviço, pois a Linktel já está pronta para oferecer a conexão. "Estamos aguardando a Infraero liberar o processo inteiro como documentação e contrato. Gostaria que, pelo menos, eles liberassem o serviço para os principais aeroportos do Brasil, que já atenderia 80% dos passageiros do país", diz.
     Além da Capital Federal, a internet grátis ilimitada será oferecida em Campinas, Confins, Curitiba, Cuiabá, Fortaleza, Galeão, Guarulhos, Manaus, Natal (Augusto Severo), Porto Alegre, Recife e Salvador, além dos aeroportos da Pampulha, Santos Dumont, Campo de Marte, Congonhas e Jacarepaguá.
     O acesso, segundo Eduardo, será um pouco diferente do projeto piloto. Os passageiros deverão inserir o código do cartão de embarque na página da provedora e fazer um cadastro, que pedirá nome, RG, CPF/passaporte e endereço. A partir daí, um login e uma senha serão forneceidos ao usuário, que poderá usar estes mesmos dados no futuro quando quiser acessar o Wi-Fi na sala de embarque. "Muita gente reclama do cadastro, mas isto é previsto por lei e aumenta a segurança da internet", comenta Gaspar.
     A velocidade da conexão não foi informada, mas o executivo da Linktel afirmou que será superior ao 3G. De acordo com Gaspar, os usuários poderão ler emails e acessar páginas  com tranquilidade. "Será possível reservar hotéis ou remarcar passagens direto do aeroporto, por exemplo", ressalta.

Fonte:olhardigital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas