Google resfria sua central de dados com água servida de banheiro


     Em 2007, quando o Google abriu seu data center em Douglas County (Georgia, Estados Unidos), a companhia usava a mesma água fornecida às casas locais para resfriar suas máquinas. No entanto, após algumas pesquisas, a gigante de buscas percebeu que a água para este tipo de sistema não precisaria ser, necessariamente, limpa. Como consequência, o Google decidiu usar água das descargas e banhos dos moradores da região, segundo o site Wired.
      A partir de agora, a companhia está trabalhando com a empresa de saneamento da cidade para resfriar 100% de seu data center com a ajuda da água usada pelos moradores. Segundo Joe Kava, responsável pelas operações do data center, além da empresa ajudar na redução do consumo, ela ainda poderá economizar, uma vez que não precisará utilizar recursos para limpar a água.
      "A parte financeira contribuiu para a ideia, mas isso só será percebido a longo prazo. A ideia surgiu mais para sermos ambientalmente responsáveis e garantir nosso suprimento de água potável", comentou Kava. De acordo com o executivo, a companhia usa um sistema similar em Saint-Ghislain (Bélgica), onde eles utilizam água de um canal industrial próximo do data center.
     O resfriamento do data center em Douglas County começou a utilizar o novo sistema nesta quinta-feira (15/03).
Fonte: wired

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas