Lição de Vida - O jovem gênio africano que deu energia elétrica à sua aldeia


     Membro de uma família muito pobre, o jovem William Kamkwamba, morador de uma vila de Masitala, Malaui, pequeno país da África, foi obrigado a abandonar a escola por não ter como pagar suas mensalidades.
     Apesar disso, William não desistiu, iniciou um processo de auto-educação e começou a frequentar a biblioteca de sua aldeia. Lá, encontrou um livro que falava sobre a geração de energia através de moinhos de vento, com ilustrações e detalhes.
      Ele então decidiu tentar criar, por conta própria, o seu moinho, usando materiais retirados de árvores, peças de bicicletas e de um ferro velho local. Em 2002, depois de algumas tentativas, o então menino de 14 anos, concluiu um modelo de trabalho capaz de fornecer energia a alguns poucos aparelhos elétricos em sua casa.
      A partir daí, construiu outros dois moinhos de vento e uma bomba d’água movida a energia solar que fornece água potável á sua aldeia.
     Sua história rodou o mundo e foi contada no documentário The Boy Who Harnessed the Wind: Creating Currents of Electricity and Hope, o que lhe rendeu várias viagens ao Estados Unidos, onde foi convidado para entrevistas e conferências. William sempre consentiu a exploração de sua imagem e sua inspiradora história, a troca de gerar mais recursos para sua aldeia e os seus.



                    Esta postagem é para o Bega. Ele vai entender.

Comentários

Anônimo disse…
Eu eu também, ora, ai está um belo exemplar de um equipamento conhecido por todos e usado por muitos, UMA ESCADA!!!!!!!!!!!Ah, lá em cima está um Catavento.........

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas