Smartphones mais baratos roubam espaço de celulares simples no Brasil


     Parece que este ano trará uma grande mudança no mercado de celulares: enquanto os smartphones estão cada vez mais populares no Brasil, as vendas de celulares simples devem cair. A IDC estima que os smartphones crescerão 73% em 2012, enquanto os “dumbphones” devem perder 8,7% das vendas. A transição para smartphones parece inevitável, e este é o primeiro passo.
     Bruno Freitas, analista de mercado da IDC, revelou os números. Em 2011, foram vendidos 9 milhões de smartphones no Brasil. Esse número deve aumentar em mais 73% em 2012. Mesmo assim, os smartphones ainda são minoria em vendas: em 2011 eram 14% do total, e este ano devem subir para 30%.
     Mas isto deve mudar em poucos anos. O primeiro sinal: os brasileiros querem menos dumbphones do que antes. A IDC prevê que, este ano, serão vendidos 8,7% menos celulares “tradicionais”. Freitas diz que “a partir de 2012, o mercado de telefones tradicionais entra numa onda de declínio; por outro lado, os smartphones vêm ganhando uma participação que vai se tornar cada vez maior a cada ano”. Nos EUA, um mercado mais maduro, as vendas de dumbphones vêm caindo desde pelo menos 2009, segundo Freitas.
     E por que os smartphones estão avançando? É o preço baixo, principalmente do Android – com aparelhos como o Samsung Galaxy 5, que você vê acima. Freitas diz que “com a chegada de smartphones Android num preço que tem se aproximado de um telefone tradicional, naturalmente acontece essa migração de tecnologia”.
Fonte:IDC/Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas