O Casal Makk


     Do ano de 1949 até 1962, um casal de pintores vindos da Europa esteve no Brasil para pintar murais em várias igrejas católicas do país. Pelo que pude constatar em pesquisa na internet, o Casal Makk, Americo Makk e Eva Makk, realizou trabalhos em Jaú, Taquaratinga e São Carlos/SP, Manaus/AM e Sobral/CE. (Pode ser que tenham feito outros trabalhos por aqui mas não encontrei nada além disso).
Americo makk pintando
Americo Makk, Eva Makk e o filho A. B. Makk em Manaus

       Trechos de narrativas que encontrei em sites do Brasil sobre o casal:

     “Na década de 60, as pinturas da Catedral de Jaú já encontravam-se deterioradas e uma comissão decidiu então, com o aval do bispo, que os pintores sacros internacionais Américo e Eva Makk, que se encontravam concluindo um trabalho na Capela Episcopal de São Carlos, seriam contratados para os painéis da Matriz de Jahu.
            As obras artísticas do casal foram iniciadas em outubro de 1961 e concluídas no ano seguinte.
            Durante o andamento dos trabalhos não faltaram problemas para resolver já que alguns fiéis mais conservadores estranharam o realismo anatômico das figuras. O rigor com que a anatomia feminina das imagens era tratada – quando Américo reproduzia a fisionomia e as linhas sinuosas do corpo da esposa Eva – causava incômodo a um grupo de fiéis.
            Américo é de origem húngara e fez seus estudos na Escola Superior de Belas Artes de Budapeste, conquistando uma bolsa de estudos para a Itália para onde se dirigiu aperfeiçoando-se no Vaticano em Arte Sacra.
            Eva, africana da Etiópia e filha de húngaros, seguiu para a França com uma bolsa de estudos. Atraída pela beleza histórica da Itália, transferiu-se para Roma onde conheceu o jovem Américo.
            O casal veio para o Brasil e se casou em São Paulo.
     O Padre levou o casal e apresentou-o ao Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Ruy Serra, tendo o Bispo aprovado o esboço da pintura dos dez quadros que receberam a aprovação eclesiástica. Essa visita ocorreu a 5 de dezembro de 1960.
     A partir daí, o Padre os contratou.
Pintura na Catedral de Manaus

INÍCIO DAS PINTURAS

     O primeiro quadro começou a ser pintado no dia 13 de dezembro de 1960 (dia de Santa Luzia) e foi terminado a 23 de dezembro de 1960, véspera de Natal.

VISITA DO BISPO DIOCESANO

     Em 4 de abril de 1961, o Bispo Diocesano visitou a nossa cidade, a nossa Paróquia, quando teve a oportunidade de apreciar os murais que estavam sendo pintados. O Bispo estava acompanhado do Monsenhor Francisco Serra, Monsenhor Alcindo, Washington Pera e Padre Joaquim Godoy.
     A pintura dos dez quadros absorveu aproximadamente dez meses. Portanto, a pintura dos quadros teve seu início no final do ano de 1960, prolongando-se até metade ou um pouco mais do ano de 1961.

VIA SACRA

     Terminados os quadros, o Casal Makk pintou as esculturas da Via Sacra, fazendo uma imitação de mármore. Terminado o trabalho em nossa Matriz, o casal de pintores foi pintar a Capela Episcopal de São Carlos.

HOSPEDAGEM

     As quatro pessoas, o casal, o filhinho e mais o irmão da Eva ficaram hospedados na Casa Paroquial, durante todo o período que aqui permaneceram, justamente para economizar despesas.
A chegada do Casal Makk em Taquaritinga/SP
     O casal se chamava Américo Makk e Eva Holusa Makk. Ele a chamava, carinhosamente, de Ive, provavelmente, o correspondente a Eva, no idioma português ou se tratava de um diminutivo.
     O grupo chegou numa perua velha, que servia como meio de transporte e ao mesmo tempo de moradia, visto que moravam dentro desse veículo.
     Ninguém os conhecia, muito menos sabiam sobre as suas atividades na arte da pintura. Andavam de cidade em cidade, como verdadeiros nômades, a procura de serviço.
     Aqui chegaram e procuraram pelo Vigário da Paróquia; foi aí que começaram os contatos com esses artistas.

     CASAL MAKK

     Para escrever este texto contei com a valiosa colaboração de D. Emília e do Dr. José Fucci, que vamos chamá-los de Casal Fucci. Foram eles as primeiras pessoas com quem o Casal Makk manteve contato em nossa cidade e dos quais se tornaram grandes amigos. Por esse vínculo de amizade, o Casal Fucci acompanhou de perto todo o processo de pintura.

COMO ELES CHEGARAM ATÉ TAQUARITINGA

     D. Emília relembra que eles contavam que viajavam sem destino certo. Não tinham residência fixa. Andavam como nômades, viajando, dormindo, morando dentro daquela perua, até que aqui deu certo de serem contratados pelo Padre Cavallini, para executarem as magnificas pinturas que ornamentam a nossa Igreja Matriz.”



O Casal Makk em Sobral

     Quem já entrou na Igreja São Francisco de Sobral já deve ter visto o belíssimo mural pintado ao fundo, por trás do altar e também no teto, sobre o altar.
     As pinturas foram feitas pelo Casal Makk e foram concluídas em 1957, conforme está registrado na pintura.
     Não encontrei quem me desse mais informações sobre a estada dos artistas em Sobral, então resolvi pesquisar na internet.
     Quando o casal esteve em Sobral, sua idade estava na casa dos 20 anos.  Os dois ainda estão vivos e têm estúdio nos Estados Unidos. Tiveram um filho no Brasil, A.B. Makk, que também é pintor. Você pode visitar seu site em www.makkart.com
     

Igreja de São Francisco de Assis em Sobral/CE.
Interior da Igreja de São Francisco de Assis em Sobral/CE.

       
       O Casal Makk criou murais em apenas 16 catedrais e igrejas em dois continentes, um feito inigualável entre os artistas da nossa era. 
     O Casal Makk chegou ao Brasil em 1949 e ficou aqui até 1962, quando mudou-se para Nova Iorque. Em 1967 o casal mudou-se para o estado americano do Havaí, onde reside até hoje. 
 Americo Makk
Eva Makk

      Encontrei quadros dos ex-presidentes dos Estado Unidos Ronald Reagan(1984) e Jimmy Carter(1979), pintados pelo casal, além de várias outras pinturas. Vejam algumas das obras do Casal Makk, artistas que passaram por nós e nada sabíamos sobre eles, pelo menos, até hoje.
Casal apresenta pintura ao presidente Reagan







Comentários

Dodoia disse…
Gostei muito da matéria, tinha uma enorme curiosidade de saber sobre aqueles panéis que sempre admirei.
Parabéns Sarto

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas