Pela segunda vez, Apple é eleita a marca mais valiosa do mundo
Segundo o ranking anual do BrandZ – estudo
sobre as marcas mais conhecidas realizado pela companhia de pesquisas de
mercado Millward Brown -, a Apple foi novamente considerada a marca mais
valiosa do mundo. Esta é a segunda vez que a empresa de cupertino fica no topo
da lista; a primeira vez foi no ano passado, depois de subir para 6º lugar em
2009 e 3º em 2010.
De acordo com o site The Next Web, o valor
da marca Apple subiu 19% em 2011, até chegar aos atuais US$ 183 bilhões, ou 37%
de seu valor de mercado. Os resultados financeiros também são animadores: só em
dezembro, a empresa de Cupertino obteve uma receita recorde de US$ 46 bilhões,
graças às vendas de iPhones, iPads e iPods no feriado de Natal.
Já o Facebook teve a mais alta ascensão
entre os 100 primeiros colocados, com salto de 74% no valor da marca – agora
ela vale US$ 33,2 bilhões, o que deixou a rede social em 19º lugar.
Outras grandes empresas de tecnologia
ocupam posições de destaque na lista, como IBM (2º), Google (3º), Microsoft
(5º) e Amazon.com (18º). HP e BlackBerry foram as marcas que mais perderam
valor em 2011, com 35% e 75% de desvalorização, respectivamente.
O diretor-executivo da consultoria
responsável pela pesquisa, Nick Cooper, disse que a força das marcas é um
indicador do papel central e transformador que a tecnologia desempenha na vida
contemporânea. “[A tecnologia] é onipresente, e há muito entusiasmo e novidades.
É esse o ramo em que tudo acontece, o que tende não só a aumentar a demanda e
melhorar o desempenho financeiro como a ampliar o papel da marca”, afirmou
Cooper.
Fonte: Olhardigital
Comentários