Cientistas conseguiram manipular sonhos de ratos


      Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (o MIT) conseguiram com sucesso manipular o conteúdo do sonho de um rato. Tal evento pode representar o nascimento de uma nova engenharia: a de sonhos.
     Através de tons de áudio os pesquisadores treinaram vários ratos. Estes tons foram utilizados para orientar os animais enquanto atravessavam um labirinto. Um tom indicava que se ele virasse para a esquerda poderia chegar até a comida e o outro, para o lado oposto, os levaria a alguma recompensa. Enquanto o treinamento era realizado, os cientistas documentaram toda a atividade cerebral dos bichos.
     Enquanto os ratos dormiam e sonhavam com o labirinto, pois foram condicionados a isso sendo expostos a um dia inteiro de exaustivo treinamento, os pesquisadores tocaram os diferentes tons. Eles perceberam então que os animais imediatamente começavam a sonhar com a parte do labirinto que se relacionava com aquele tom. Dessa forma, com gatilhos associados à memória sendo acionados, tiveram seus sonhos controlados.
     Essa experiência talvez represente o pontapé inicial para que um dia se chegue a uma sólida engenharia de sonhos. Será que no futuro teremos a possibilidade de escolher com o que vamos sonhar antes mesmo de nos deitarmos?

Fonte: PopSci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas