Rocha de origem marciana foi encontrada cheia de água em Marrocos


     Encontrada em Marrocos, África, a pedra espacial tem como origem Marte, e é datada em 2,1 bilhões de anos. A Black Beauty, como foi batizada pelos cientistas da NASA, pesa cerca de 320g e contem 10 vezes mais água do que qualquer outra rocha marciana. “O conteúdo deste meteorito poderá mudar o que sabemos sobre a geologia marciana,” diz John Grunsfeld, diretor da missão de ciência da NASA.
     “Esse descobrimento também permite uma grande referência para o Curiosity, que procura resíduos orgânicos expostos na cratera Gale”. A Black Beauty é feita de fragmentos segmentados de basalto, piroxena e feldspato, resultados das atividades vulcânicas.
     “O meteorito de Marte tem tudo em sua composição para você que quer entender o planeta vermelho,” diz Carl Agee, líder da equipe de analistas e diretor do Instituto de Meteoritos da Universidade do Novo México.
     “Este único meteorito pode nos dizer qual tipo de vulcanismo teve em Marte há 2 bilhões de anos atrás. Ele também nos dá informações sobre o ambiente do planeta.” A rocha ainda possui diferentes tipos de isótopos de oxigênio encontrado na maioria dos meteoritos de Marte, o que pode ter se originado através da interação com o planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas