O velho moinho de Vernon e suas pontes menos afortunados


     A cidade velha de Vernon está aninhada ao lado do rio Sena, a cerca de 75 km de Paris. Ela tem, como você pode imaginar, uma história longa e passou por períodos de mudanças importantes, tanto na França e na Europa como um todo. Quando a mudança acontece, há sempre vencedores e perdedores. Em Vernon, arquitetonicamente falando, talvez seja a velha ponte que poderia ser considerado a mais infeliz. Na verdade ela foi reconstruída e destruída muitas vezes, o suficiente para nós a considerarmos, talvez, a mais azarada ponte do mundo.
      A sobrevivente com sorte, nesse caso, é a casa do velho moinho ( Le Vieux Moulin ), que atravessa os dois primeiros pilares da antiga ponte. Vernon em si é mencionado pela primeira vez nos arquivos do rei franco Pepino, o Breve (ou o Grande, dependendo do livro de história) em torno 750AD. Vernon como cidade foi fundada em 950 e a primeira ponte de madeira foi construída em algum ponto do início do século XII (embora haja argumento entre os historiadores também).
     No final do século passado, no entanto, a primeira ponte em pedra foi construída. A sua construção foi ordenada pelo rei Filipe II, o último rei dos francos e primeiro Rei da França. A ponte foi construída para que Filipe ppudesse mover tropas facilmente em sua guerra com Ricardo Coração de Leão. Neste ponto da história, haviam poucas pontes ao longo do Sena e assim tornou-se Vernon estrategicamente importante, por um curto período de tempo, pelo menos.
     Felipe custeou grande parte da construção da ponte com a venda dos direitos para estabelecer pesca e azenhas em cima da ponte. A ponte logo teve cinco usinas - incluindo a que podemos ver ainda hoje.
     No entanto, as pontes tinham uma manutenção incrivelmente alta. Imagine 25 arcos de até 12 metros de largura cada. Eles eram para os padrões da época simplesmente inacessíveis para serem preservados adequadamente. Eles foram tão usados ​que literalmente desabaram.
    Onde pode ser vista esta ponte hoje? Quando as forças aliadas lançaram a Operação Overlord, em 1944, para libertar a Europa ocupada pelos alemães, esta nova ponte foi destruída por bombardeios aéreos (como foram todas as pontes ao longo desta parte do Sena de Paris para Rouen) para desativar qualquer tentativa pelos alemães de reforçar suas tropas na frente. Até aí a usina estava em condições excepcionalmente pobres. Ela tinha sido danificada pelos bombardeios dos Aliados e estava em grave perigo de cair para o Sena. Seu último proprietário, o americano William Griffin, morreu em 1947 e não há herdeiros possam ser encontrados. Algo tinha que ser feito e as pessoas da cidade de Vernon levantaram fundos suficientes para vê-la restaurada.
      Quanto à ponte, uma nova estrutura temporária foi criada depois que as hostilidades cessaram e uma nova estrutura permanente foi inaugurada em 1954, acima do rio, de onde a velha ponte tinha sempre estado em suas várias encarnações. Ainda assim, o antigo moinho está de pé. A era da guerra entre as potências da Europa Ocidental acabou e ele suportou.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas