NASA planeja colocar asteroide em órbita da Lua


    Fazendo uma espécie de “pesca”, a agência espacial americana pretende trazer um pequeno asteroide para a órbita da Lua.
     Um asteroide na Lua ajudaria a manter postos tripulados em longo prazo, segundo os planos da Nasa. O governo americano disponibilizou US$ 100 milhões para o projeto, contabilizados no orçamento de 2014 dos EUA. O anúncio da verba deve aconteceu na quarta-feira.
     “Isto faz parte daquilo que será um programa muito mais amplo. O plano combina a ciência de mineração em um asteroide, o desenvolvimento de métodos para desviá-lo, além de encontrar um lugar para desenvolver formas de viajar até Marte”, explicou Bill Nelson, senador americano porta-voz do projeto.
     Uma nave-robô deve capturar o asteroide, arrastando-o em direção à Terra até ele entrar na órbita da Lua e se estabilizar. Uma vez no campo gravitacional do satélite, ele deve ser explorado em cerca de oito anos. O projeto também aceleraria os planos de Obama de levar uma missão tripulada a um asteroide antes de 2025. O projeto antes era considerado impraticável, mas trazendo um asteroide para a órbita lunar ele poderia ser adiantado em até quatro anos antes do previsto.
     O asteroide que deve ser utilizado possui um tamanho mínimo, chegando a 500 toneladas e nem mesmo 1/1000 da Lua. Após tripulado, o objeto poderia ser minerado ou até mesmo utilizado em testes de defesa contra objetos que possam vir na direção da Terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas