A mais alta estrutura abandonada do mundo: A torre inclinada de Yekaterinburg


     Erga seus olhos para o céu em qualquer lugar na cidade russa de Yekaterinburg e você vai vê-la. Uma torre de descolorida, descabelada, mas de alguma forma elegante pela altura é, de longe, o edifício mais alto da quarta cidade mais populosa da Rússia. Entretanto, este não é um monumento em homenagem a um czar caído ou ditador falecido. É uma torre de TV. Na verdade, é uma inacabada torre de TV. No entanto ela dá à cidade um outro motivo para a fama - como a mais alta estrutura abandonada do mundo.
     O edifício é dividido em três partes: o tronco da torre, a junção com a base e da antena metálica. A torre tem 26 andares no total (sem contar os andares que compõem a base) e 220 metros de altura. Os elevadores nunca foram instalados. Em vez disso todos os visitantes devem subir pelas escadas de concreto da torre inacabada.
     Os líderes da cidade, provavelmente prefeririam que a cidade fosse mais conhecida pela famosa Igreja do Sangue. A igreja foi construída no local onde o último czar da Rússia, Nicolau II, foi morto em 1918 (assassinado ou executado?).
     A torre é mais um símbolo da arrogância do que qualquer outra coisa. O trabalho começou em 1981, quando as ambições soviéticas ainda estavam elevadas. A torre era para ser um ícone da conquista comunista e chegaria a uma altura de 440 metros. Como a Babel da Bíblia, o trabalho nunca seria concluído, mas neste caso, não por causa de um ato de Deus. Em 1991, com a torre apenas na metade, a URSS entrou em colapso. O projeto chegou a um impasse dramático e foi abandonado.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas