Aberta a temporada de caça aos drones


     A prefeitura de uma cidadezinha chamada Deer Trail, no interior do Colorado, Estados Unidos, está considerando de forma muito séria a liberação de licenças e permissões de caça a drones, aqueles helicópteros controlados remotamente e que vêm sendo utilizados pelo governo do país em patrulhas e perseguições.
     No Brasil a coisa é muito mais branda e, por vezes, confusa, como lembra o Cardoso neste texto. Mas nos EUA este tipo de aeronave vem criando muita discussão, principalmente depois que uma das investidas de drones americanos culminaram na morte de civis.
     Bem, quanto à cidade de Deer Trail (que clama ser o local onde fora realizado o primeiro rodeio do mundo, em 1869), esta paúra chega ao extremo, quando as autoridades locais oferecem US$ 100 para quem trouxer os pedaços de um drone abatido.
     “Nós não queremos os drones na cidade!” – disse Phillip Steel, cidadão responsável pela proposta autorizada pela prefeitura. E completa, na mais pura essência do v1d4 l0k4 redneck: “They fly in town, they get shot down.” (algo como “Se aparecer na cidade, vai levar pipoco!”).
     Steel disse que, mesmo que ele nunca tenha visto um drone sobrevoando Deer Trail, a requisição tem valor simbólico.
     “Eu não acredito na ideia de uma sociedade vivendo sob vigilância constante, e penso que estamos rumando pra isso.” – disse ele.
David Boyd, um dos sete membros do conselho, apoia a ordem de caça aos aparelhos, principalmente pelos benefício$ que i$$o poderia trazer para a cidade:
     “Mesmo que uma baixa parcela da população local se inscreva para obter a licença, tudo bem! É bastante dinheiro para uma cidade pequena como a nossa. Pode ser que a gente passe a ser conhecido só por isso, o que provavelmente seria até uma coisa boa, ou uma coisa ruim, mas quem se importa?” – disse Boyd.
     E isso porque a população atual é de 550 moradores. Eu não sei te dizer se é uma cidade atrasada ou progressiva e libertária, mas deve ser divertido colocar um drone ali só pra ver o que acontece. Já estou imaginando uma sala com “troféus” nas paredes, cabeças de alces, peles de raposa e hélices retorcidas.
     E no Brasil? Você acha que seria uma boa ideia colocar drones para vigiar lugares violentos? O polícia do Rio de Janeiro já começou a fazer isso, inclusive.

Fonte: Yahoo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas