Chromecast, um dongle HDMI para reproduzir vídeos online na sua TV


     O Google lançou um novo produto que promete revolucionar a forma de assistir vídeos na sua casa: o Chromecast. Trata-se de um pequeno dongle* que você conecta na entrada HDMI da sua televisão e recebe conteúdo de smartphones, tablets e computadores.
     O Chromecast não possui controle remoto, e essa é a mágica do produto: você irá navegar com um gadget que oferece uma navegação melhor do que o que encontramos atualmente nas Smart TVs. Convenhamos: é muito mais prático achar um vídeo no seu smartphone do que ficar catando letrinhas no controle remoto da televisão.
     Para compartilhar músicas ou vídeos, basta que qualquer dispositivo esteja no mesmo ambiente de rede em que o dongle está conectado. Ao abrir um app compatível, você terá a opção de escolher onde quer exibir o conteúdo. Também é possível espelhar a janela do chrome aberta em um computador na televisão, tudo isso sem fios e complicações.
     Todo o controle é feito a partir do seu dispositivo. Se você está assistindo algum filme com a família, mas precisa sair e levar o dispositivo com você, não tem problema: basta que outra pessoa abra o mesmo aplicativo e ela passa a ter um controle do conteúdo. Isso é legal.
     O Chromecast já é compatível com YouTube, Google Play Music, Netflix e Google Chrome. O suporte a novos aplicativos, como o Pandora, chegará em breve. Além disso, é possível exibir conteúdos de inúmeros outros sites, uma vez que dá para compartilhar a tela do Chrome na televisão.
     O Google lançará também um SDK para que desenvolvedores do Android, iOS e web possam implementar os recursos de compartilhamento em seus aplicativos.
     O Chromecast já está à venda (e esgotado) nos EUA por US$35. Não há informações de quando chega ao Brasil, mas mal podemos esperar para colocar as mãos em um e ver como ele funciona na prática.
* Dongle, ou hardlock, é um dispositivo externo conectado a um computador, utilizado para restringir o uso de um determinado programa.(Wikipedia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas