Utilite, um mini PC Ubuntu por 99 dólares


     Atualmente, a gente logo pensa em smartphones e tablets quando o assunto é ARM, mas há uma variedade cada vez maior de outros dispositivos portáteis baseados nesta arquitetura. O mais recente deles é o Utilite, uma espécie de “miniPC” com preço inicial de 99 dólares anunciado hoje.
     O equipamento faz jus à classificação de portátil – tem corpo de 135 mm × 100 mm × 21 mm – e o seu desenho certamente orienta o olhar mais despercebido a tê-lo como um roteador Wi-Fi em um primeiro momento. Mas dentro se esconde uma configuração bastante interessante para um computador deste porte.
     O Utilite pode ser equipado com um processador Freescale i.MX6 Cortex-A9 de um, dois ou quatro núcleos com clock de até 1,2 GHz. A parte gráfica atende às necessidades atuais, podendo trabalhar com imagens de alta definição e sendo plenamente compatível com padrões como OpenCL, OpenVG e H.264, por exemplo. As suas demais configurações incluem:

4 GB de memória DDR3;
SSD de até 512 GB;
Leitor de cartões microSD (de até 128 GB);
Bluetooth 3.0;
Wi-Fi 802.11b/g/n;
Quatro portas USB 2.0;
Uma porta microUSB;
Duas portas Gigabit Ethernet;
Conectores HDMI e DVI-D;
Conectores de áudio.
     Dá para utilizar o Utilite como uma central de mídia (apesar da ausência de leitor de DVD ou Blu-ray) ou efetivamente como um PC para tarefas básicas, uma vez que o sistema operacional do portátil é a versão para desktops do Ubuntu. Para quem preferir, também é possível usá-lo com Android.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas