Ciência: Perda de memória associada à proteína


     Uma nova proteína no cérebro que provoca perda de memória relacionada com a idade foi identificada por pesquisadores norte-americanos. A descoberta pode conduzir a novos tratamentos para reverter a perda de memória.
     Para os pesquisadores a perda de memória relacionada com a idade é uma doença independente da doença de Alzheimer, tendo-os levado a procurar a verdadeira causa da perda de memória associada à idade
     Para tal, a equipa liderada pelo Nobel da Medicina Eric Kandel da Universidade de Columbia utilizou ratos de laboratório e oito cérebros humanos doados à ciência para descobrir que um gene designado RbAp48 estava ligado ao tipo de perda de memória associada com o envelhecimento.
     Eles descobriram que a quantidade de proteína produzida pelo gene é quase 50% menor nos cérebros mais velhos comparativamente aos mais novos. As alterações no RbAp48 foram as mais significativas observadas entre todos os 17 genes que parecem conduzir a mudanças relacionadas com a idade numa parte do hipocampo conhecido como giro denteado.
     Nas experiências feitas com os ratos, os cientistas descobriram que ao desligar a proteína nos ratos mais novos eles ficavam esquecidos, enquanto o reforço da proteína nos mais velhos aumentava a memória dos mesmos.
     “Ficamos surpreendidos por ver que aquele aumento não só melhorou a memória dos ratos, como levou a um desempenho semelhante ao dos ratos mais novos”, disse o coautor do estudo Elias Pavlopoulos. A descoberta fornece a primeira evidência molecular da diferença entre a perda de memória relacionada com a idade e a doença de Alzheimer, acrescentaram os investigadores.
     Kandel, que ganhou o prêmio Nobel em 2000 pelo seu trabalho sobre a base fisiológica do armazenamento de memória nos neurônios, considerou “muito encorajador” o fato de os cientistas terem sido “capazes de reverter a perda de memória relacionada com a idade nos ratos”.
    “Os nossos resultados têm um forte potencial para serem transformados em novas terapias”, reforçou Pavlopoulos. O estudo foi publicado na passada quarta-feira na revista científica Science Translational Medicine.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas