Uma grande ideia: smartphones desmontáveis


     A Phoneblocks está buscando apoio na internet para desenvolver um projeto, no mínimo, ambicioso: criar um smartphone desmontável. O objetivo da ideia é que os consumidores reaproveitem ao máximo os aparelhos adquiridos, além de tentar reduzir o acúmulo de lixo no mundo.
     O conceito pretende criar um smartphone completamente modular, de modo que cada componente, como tela, processador, bateria, armazenamento e câmera, sejam colocados em blocos distintos: as estruturas seriam conectadas em uma placa principal e presas por apenas dois parafusos. O projeto da Phoneblocks pretende deixar os reparos mais fáceis, já que apenas o "bloco" danificado seria substituído.
     Outra vantagem está na personalização: cada usuário poderia "construir" o seu próprio smartphone, escolhendo especificações como memória RAM, armazenamento, qualidade da tela e resolução da câmera.
     Para o projeto funcionar, os fabricantes de hardware teriam que construir as peças em partes separadas, ao invés de smartphones completos. No entanto, pode ser que as empresas não queiram se adaptar ao modelo novo e arriscado. Por enquanto, a Phonebloks não está à procura de apoio financeiro. A ideia é conseguir apoio social na internet e, de acordo com o interesse das pessoas, dar vida ao projeto. No primeiro dia de campanha, o conceito alcançou a meta de 500 apoiadores no site de Thunderclap e qualquer pessoa pode se manifestar sobre smartphone montável até o dia 29 de outubro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas