Intel lança Minicomputador DCCP847DYE



     A Intel acaba de lançar este pequeno computador que convencionou chamar de próxima unidade de computação ou simplesmente NUC (abreviação em inglês). A pequenez do dispositivo pode esconder sua capacidade.
     A configuração do NUC tem um processador Intel Celeron 847 com dois núcleos rodando a 1,1 GHz. São 4 GB de memória RAM DDR3 1333 MHz e um SSD de alta performance, o Intel SSD 525 de 180 GB (interface mSATA 6GB/s). Ele tem inclusive Wi-Fi. A configuração parece equilibrada, mas não é. Para citar um detalhe, o processador é o grande responsável pelo índice de experiência do Windows 8 Pro. Os demais componentes do índice vão bem na avaliação.
     Em um teste rápido conseguimos reproduzir vídeos sem engasgos através do Youtube, mesmo em 1920 por 1080 pixels, usando um monitor com resolução de 2560 por 1080 pixels. O sistema também inicia muito rápido. Em cerca de 9 segundos. Mas ao rodar um benchmark mais completo o processador atingiu o topo e permaneceu por lá. Na primeira tentativa o NUC congelou.
     Com todas estas características, para uso comum (leia como usuário doméstico que apenas navega na internet e faz uma tarefa ou outra) ou em usos bem específicos, como um painel de demonstração em um supermercado, ele é uma boa indicação. Notavelmente pelo tamanho, já que é menor que o padrão Mini-ITX.
     O Intel DCCP847DYE é vendido com sistema operacional, sem memória e SSD por volta de 750 reais. O preço do conjunto que testamos pode facilmente passar dos R$1.800 reais, caro para o propósito. Um detalhe curioso é que a Intel fez uma caixa para o produto com um sensor. Ao abrir a caixa, o som indissociável das propagandas da marca faz a apresentação do produto. Se a moda pega, teremos muitas caixas musicais por aí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas