Taipei 101, um arranha-céu amigo do meio ambiente


     Não há quem passe por Taipé, capital de Taiwan, e não note o Taipei 101. Um dos edifícios mais altos do mundo, com 508 metros e 101 andares, chama a atenção de longe.
     O prédio que já ostentou o título de mais alto do mundo, se tornou o primeiro entre os gigantes a receber o certificado verde depois de passar por uma reforma que durou dois anos e custou cerca de US$ 2 milhões (cerca de R$ 4,4 mi).
     Construído em 2004, o Taipei 101 já foi projetado com algumas características de respeito ao meio ambiente. O prédio coleta água da chuva, que é usada nas descargas e para regar seu jardim, e as janelas, de duas folhas de vidro, ajudam a evitar que o calor do exterior entre no edifício.
     Mas para se tornar o arranha céu ecológico mais alto do mundo foi preciso ainda mais. O sistema de ventilação recebeu melhorias para economizar energia e o sistema de irrigação foi modificado para gastar ainda menos água.
     O setor de reciclagem de lixo também recebeu uma atenção especial. A separação dos materiais é quase completa. Existem caixas específicas para vários tipos de produtos como garrafas, fios e cabos, teclados de computador e embalagens de cosméticos. Tudo tem destinação certa!
     As 10 mil pessoas que trabalham no prédio foram incentivadas a usar o transporte público para ir ao trabalho e a caminhar um pouco para comprar comida na hora do almoço, cortando a emissão de carbono nos deslocamentos com veículos.
     O Taipei 101 é um complexo multifuncional de escritórios, restaurantes e um shopping. O edifício é aberto ao público e possui os elevadores mais rápidos do mundo que atingem uma velocidade de 60 Km/h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas