Uma nova visão sobre o Tiranossauro Rex


     O Tiranossauro Rex foi um dinossauro superpredador esverdeado, como mostram os filmes estilo “Jurassic Park”, certo? Errado! Quero dizer, “em aberto” melhor descreve a situação como os paleontólogos a veem. As grandes dúvidas sobre que tipo de predador ele era, qual era o constituição da sua pele e de onde ele surgiu, são apenas alguns mistérios sobre esse dinossauro.
     Tudo começou em 1905, quando pesquisadores descobriram esqueletos pré-históricos de mais de 12 m de comprimento (do focinho à cauda). Além de grande, a espécie descoberta tinha uma cabeça enorme, com dezenas de dentes serrilhados. Isso foi suficiente para transformar o Tiranossauro Rex em um superpredador.
     Recentemente, porém, pesquisas apontam para a característica peculiar que é o tamanho de suas patas dianteiras. Segundo alguns paleontólogos, o dino teria braços muito curtos para caçar e seria, na verdade, um carniceiro. Outros dizem que ele caçava e se aproveitava de restos deixados por outros animais.
     Outro tópico é a sua inexplicável origem. O T-Rex viveu no período Cretáceo (de 145 milhões a 66 milhões de anos atrás), então seus precursores devem ter se desenvolvido em algum momento do Jurássico (de 201 milhões a 145 milhões de anos atrás). O problema é que os dinossauros do Jurássico eram pequenos e não têm relações aparentes óbvias com o Tiranossauro.
     Falando no óbvio, apesar de os dinossauros serem sempre ilustrados com a pele escamosa, não há confirmações científicas sobre isso. Aliás, ultimamente tem-se discutido muito se eles possuíam um tipo de pena ou – pasme – um tipo de pelugem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas