China lança sistema operacional móvel estatal baseado no Android e iOS


      Não é de hoje que a China faz de tudo para sugar know-how de empresas estrangeiras e implantar seus projetos democráticos populares para o benefício do povo chinês, sem ter que pagar nenhum centavo aos porcos capitalistas que exploram a nação. Por outro lado, nós que estamos do outro lado temos um nome diferente para isso: “kibe” (Kibar: é mais um verbo específico dos meios internéticos. Significa usar idéias, conceitos ou imagens publicadas em blogs alheios, que circulam por aí como email e/ou são considerados "bens de informação públicos", assumindo a autoria sobre os mesmos em busca de fama rápida ou de economizar trabalho; Copiar; Escanear). Que o diga a Kawasaki, que fechou uma joint venture com Pequim, foi expulsa do país depois de compartilhar a tecnologia de trens-bala e depois o governo chinês apresentou sua própria solução, um Ctrl+C Ctrl+V sem vergonha. Muitos países estão na mesma situação, até o Brasil: há anos o governo tenta vender aviões da Embraer, mas a joint que está “kibando” até a Boeing também está desenvolvendo um bólido praticamente igual ao brasileiro E-195.
     Agora a bola da vez são os smartphones. Após montar smartphones e tablets e testar iOS, Android e Windows Phone em seu território, era evidente que uma iniciativa nesta área iria aparecer mais cedo ou mais tarde. Pois semana passada o governo chinês revelou o COS, um sistema operacional estatal que irá equipar os smartphones vendidos no país, com a missão de combater a expansão dos três principais SOs mobiles estrangeiros com um produto “popular”. E como você deve ter imaginado, o nome significa “China Operating System”.
     O projeto é uma joint entre o governo, a empresa Shanghai Lianting e o Instituto de Software da Academia Chinesa de Ciências, que teria desenvolvido o sistema de código aberto e baseado em Linux. Porém basta uma olhada apurada para ter quase certeza que se trata de um fork ( Fork: A definição mais genérica do fork é um derivação com base em um aplicativo ou S.O., seja ela com a concordância dos autores originais ou não) do Android com visual inspirado nele e no iOS. A HTC seria a principal fabricante apoiando o sistema, de acordo com um informe publicado pelo Wall Street Journal em agosto: a  foto exibe o SO rodando num HTC One. O governo chinês não pretende restringir o COS a dispositivos mobile: PCs, set-top boxes e Smart TVs também receberão o sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas