Cinema - Paramount não irá mais distribuir cópias analógicas de seus filmes


          Segundo executivos de salas de cinema, a Paramount cessou a produção de cópias em 35 mm nos Estados Unidos. O Âncora 2 foi o último filme distribuído em versões analógicas e digitais. O Lobo de Wall Street, novo filme de Martin Scorsese com seu atual protegido Leonardo DiCaprio é o primeiro a ser distribuído exclusivamente em cópias digitais. O curioso é que a escolha do filme para ser o primeiro é estranha: Scorsese não é fã do digital e defende a preservação do método analógico, parte de seu último trabalho ainda foi capturado em filme. Só que para o estúdio entre gastar US$ 2.000 para produzir um rolo e US$ 100 numa cópia digital que não se deteriora, qualquer discussão se torna irrelevante.
     Este é um movimento esperado há algum tempo. Em 2012 a IHS Research previu que a produção de rolos de 35 mm cessaria em diversos países no fim de 2013, e que a distribuição analógica chegará ao fim em todo mundo em 2015. A Paramount é a primeira a fazer esse movimento mas é mais do que certo que os outros estúdios farão o mesmo.
     É uma pena, mas o formato digital é muito mais democrático até para cineastas amadores. Em outros tempos uma Super 8 era absolutamente proibitiva, hoje em dia é possível gravar material de qualidade com uma câmera digital razoável, jogar no PC, editar tudo e em pouco tempo sair com um curta pronto. O filme teve seu momento, mas é hora dele dar lugar a uma tecnologia mais barata, de maior qualidade e mais acessível, onde todos sairão ganhando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas