A CONSTRUÇÃO DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO EM SOBRAL - José Cavalcante da Ponte


A ideia

Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes


Sr. Samuel Gomes da Ponte
                         
    O Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes (1899 1972) e o comerciante Samuel Gomes da Ponte (1891-1966) - então presidente da Ordem Franciscana Secular OFS percebendo que a Capela de São Francisco de Sobral tornara-se pequena para a grande quantidade de fiéis que a frequentava, tiveram uma ideia: derrubariam a pequena capela de São Francisco que foi construída entre 1870 e 1899 e em seu lugar construiriam um novo e maior templo de Deus.

Capela de São Francisco

     De pronto a nova ideia foi acatada pelo Bispo Diocesano, Dom José, que, em almoço com vários clérigos, apresentou o novo projeto, logo aceito por todos.
     Além disso, Dom José indicou pessoas da sua mais restrita confiança para tocar as obras do novo templo, tais como Pedro Madeira (um misto de engenheiro e arquiteto), Mestre Brito (Carpinteiro) e Izaías Silva, (mestre de obras) e contou ainda com a ajuda de tantos outros operários anônimos.



       Samuel Gomes da Ponte e o Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, ambos membros da Ordem Terceira dos Franciscanos, coordenaram os trabalhos da construção da nova Igreja de São Francisco.
      Samuel Ponte sacrificou boa parte de seu tempo como comerciante para dedicar-se à obra, mantendo consigo um livreto de contabilidade - ainda hoje existente – onde registrou os diversos donativos dos valores pecuniários recebidos.
       No dia de 04 de outubro de 1945, foi lançada a pedra fundamental da Igreja, cuja planta foi desenhada pela Construtora Manuel Pereira Ltda, do Rio de Janeiro. A ocasião deu-se durante a realização do Congresso Diocesano de Vocações Sacerdotais, quando foi comemorado o Jubileu de Prata de Dom José.

O Casal Makk

        Em 1957, a Igreja praticamente toda construída, recebeu a arte talentosa do casal de pintores húngaros, Casal Makk, com belas pinturas tanto na abóbada como no pano de fundo do átrio da Igreja.



                             Foto: Sarto Rios

        Hoje, como reconhecida homenagem, encontra-se sepultado no corredor próximo da nave central, o corpo do Monsenhor José Gerado Ferreira Gomes.


      Uma placa afixada do lado esquerdo da porta principal da Igreja faz alusão à benfeitoria de Samuel Gomes da Ponte.


 A Igreja de São Francisco

                              Foto: Sarto Rios
      Foto: Sarto Rios

      Foto: Sarto Rios




                             Foto: Sarto Rios



Reportagem: José Cavalcante da Ponte (Zezinho)
Texto: Aurélio Ponte Filho
Fotos: Sarto Rios, Almedinha, Zezinho, Museu Dom José e internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas