Japão testa transmissão de TV em 8K


     Enquanto as TVs com resolução 4K chegam timidamente às lojas, algumas empresas tentam tornar viáveis as transmissões 8K. É o caso da NHK, canal público de TV do Japão, que conseguiu transmitir com sucesso imagens com resolução de 7680×4320 pixels pelo ar, com uma distância de 27 km entre o laboratório de pesquisa e uma estação receptora.
     A NHK já havia conseguido transmitir imagens comprimidas em 8K pelo ar, mas a uma distância de apenas 4,2 km, o que geraria custos muito altos para cobrir uma região inteira. Com 27 km, isso melhora significativamente: o ISDB-TB, padrão de TV digital brasileiro, consegue atingir mais ou menos essa distância com uma qualidade de sinal superior a 80%.
     Transmitir em 8K é quase a mesma coisa que enviar 60 fotos de 33 megapixels por segundo pelo ar, sem contar o áudio de 22.2 canais. Sem nenhuma compressão, isso usaria uma largura de banda de 24 Gb/s (ou o dobro disso, caso a transmissão seja feita a 120 quadros por segundo). Isso é difícil até usando fios: a NHK, quando filmou o Carnaval do Rio em 8K em parceria com a Globo, precisou fazer uma gambiarra usando 16 cabos HD.
     Embora já existam protótipos de TVs e filmadoras que suportem 8K, a adoção da resolução gigante deve demorar. O Japão espera colocar o sinal 8K no ar em 2020, quando acontecem as Olimpíadas de Tóquio, mas é pouco provável que a população e as próprias emissoras estejam preparadas, já que o custo da tecnologia é alto. E talvez seja difícil convencer as pessoas de que vale a pena gastar mais dinheiro para notar pouca diferença em relação ao 4K.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas