Netflix vai usar nova fórmula para recomendar filmes


     Se você já ficou inconformado ao se deparar com recomendações como Saga Crepúsculo em sua conta na Netflix (supondo que você não goste de produções como esta, é claro), saiba que situações do tipo poderão ficar no passado: nesta semana, a empresa revelou a intenção de criar um “cérebro virtual” para fazer sugestões mais adequadas a cada perfil.
     No sistema atual, a Netflix faz recomendações com base na identificação de determinados parâmetros de produções já assistidas. Por exemplo, se você viu um filme de ação até o final, provavelmente gosta da categoria, portanto, outros títulos classificados como tal podem surgir nas recomendações.
     Geralmente dá certo. Mas, quando o serviço recomenda filmes com base na participação de um ator de uma produção que você assistiu ou na popularidade desta, poderá entrar em conflito com as suas preferências.
     Este problema é especialmente comum na versão norte-americana da Netflix, dado o tamanho do seu acervo. Para dar um basta nisso, a empresa explicou em seu blog técnico o plano de utilizar um sistema de redes neurais distribuídas cujo processamento será feito por GPUs.
     Explicando rapidamente, redes neurais são sistemas que fazem os computadores processarem dados de uma maneira que lembra a forma como o cérebro trabalha. No caso específico da Netflix, a ideia é implementar uma técnica algorítmica chamada “Deep Learning” (Aprendizagem Profunda), utilizada para problemas mais complexos.
     Na prática, o que este novo método fará é analisar em níveis uma série de dados referentes ao comportamento do usuário no serviço para, com o tempo, aprender a distinguir suas preferências.
     Estas informações já estão lá e aparecem em diversas formas: buscas que o usuário faz, tempo que ele passa vasculhando determinada categoria, quando tempo a pessoa permanece na página de descrição de um vídeo, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas