A beleza das tampas de bueiros do Japão


     O Japão é um país cheio de arte incrível. Algumas delas estão alojadas dentro de museus e galerias, enquanto outras estão bem embaixo dos nossos pés. Estou falando, é claro, sobre a obsessão peculiar do Japão por tampas. Em qualquer lugar do país pode-se encontrar tampas estilizados, cada uma mais bela e complexa do que a outra. Nos últimos anos, o fotógrafo S. Morita tem viajado por todo o Japão, fotografando tampas artísticas.
     Qual a razão desse fenômeno? Os sinais apontam para um burocrata do alto escalão no ministério da construção civil que, em 1985, surgiu com a ideia de permitir que os municípios criassem suas próprias tampas de bueiros. Seu objetivo era sensibilizar os contribuintes, já que os projetos de esgoto eram caros e isso iria torná-los mais palatáveis ​​para os contribuintes.
     Graças a alguns concursos e publicações posteriores, a mania de bueiro decolou e municípios começaram logo a competir entre si para ver quem poderia surgir com os melhores projetos. De acordo com a Sociedade Japonesa de Linha de Tampas (sim, isso é uma coisa) hoje existem quase 6000 bueiros artísticos por todo o Japão. E de acordo com as suas últimas descobertas, a maior categoria são árvores, seguido de paisagens, desenhos florais e pássaros - todos os símbolos que podem, e certamente vão, impulsionar o apelo local.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas