A Última Ceia

A Última Ceia de Da Vinci

     A Última Ceia é a última refeição que, de acordo com a crença cristã, Jesus compartilhou com seus Apóstolos em Jerusalém, antes de sua crucificação. A Última Ceia é comemorada pelos cristãos, especialmente, na Quinta-feira Santa. Além disso, a Última Ceia fornece a base bíblica para a Eucaristia, também conhecida como "Santa Ceia "ou" Ceia do Senhor ".
     A Primeira Epístola aos Coríntios é a primeira menção conhecida da Última Ceia. Os quatro evangelhos canônicos afirmam que a Última Ceia teve lugar no final da semana, depois da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando Jesus e seus Apóstolos compartilharam uma refeição pouco antes de Jesus ser crucificado no final daquela semana. Durante a refeição, Jesus prediz sua traição por um dos apóstolos presentes, e também que, antes da manhã seguinte, Pedro iria negar conhecê-lo por três vezes.
       Os três Evangelhos sinópticos e da Primeira Epístola aos Coríntios incluem instituição da Eucaristia, quando Jesus toma o pão, parte-o e dá-lhe aos discípulos, dizendo: "Este é o meu corpo que é dado por vós".
      O Evangelho de João não inclui este episódio, mas fala de Jesus lavando os pés dos discípulos, dando-lhes um novo mandamento, o de "amar uns aos outros como eu vos amei", e cita ainda um detalhado discurso de despedida de Jesus, chamando os discípulos que seguem seus ensinamentos de "amigos e não servos", enquanto os prepara para a sua partida.
     Estudiosos têm olhado para a Última Ceia como a fonte das tradições do início da Eucaristia. Outros veem o fato da Última Ceia como derivados da prática eucarística do primeiro século, tal como descrito por Paulo, nos meados dos anos 50.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas