Derretimento de geleiras na Antártida deve elevar o nível do mar em 1,50m


     A notícia que muitos alarmistas previam infelizmente está acontecendo. Segundo dados divulgados pela NASA nesta semana, o derretimento de gelo observado em algumas regiões do Ocidente da Antártida já pode ser considerado como irreversível.
     A afirmação conta com diversas evidências, incluído 40 anos de observações do derretimento de geleiras observadas nesta região. Segundo Eric Rignot (glaciologista do JPL/NASA), as geleiras encontradas no Mar de Amundsen já derreteram a um ponto irreversível, ou seja, toda a água presente naquela região tende a aumentar significativamente o nível do mar nos próximos anos.
     A razão é que as geleiras estão derretendo mais rápido do que as previsões estimavam, liberando desta forma uma quantidade de água equivalente à capa de gelo encontrada na Groelândia. Uma estimativa mais conservadora é que todo esse material pode ser liberado ao longo de séculos. Entretanto, a água presente nesta região já é suficiente para elevar os níveis de todos os oceanos em até 1,5m.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas