CD, DVD e Blu-Ray


     Parecidos no formato e diferentes na capacidade, os CDs, DVDs e Blu-Ray são usados em muitas aplicações. E é exatamente na questão da aplicação que está o motivo pela qual as três mídias ainda coexistem, já que o Blu-Ray seria o sucessor natural dos outros dois.
O CD
     Com um preço e uma capacidade menor (até 700 MB de dados), o CD sobreviveu à popularização do DVD e continua sendo muito usado. Além de ser a mídia mais barata das três e a mais comum, ela ainda é muito usada, especialmente por gravadoras. No uso pessoal, o CD é a mídia mais versátil e pode ser usada para guardar gravações de áudio de até 74 minutos, vídeo de até 20 minutos e arquivos diversos para fazer backup de pequenos dados do computador.
O DVD
    Sucessor do CD, o DVD pode ser usado para as mesmas funções do CD e um pouco mais, pois tem quase sete vezes a capacidade (4.7 GB) de seu antecessor (700 MB).  Ele pode ser usado para para gravar arquivos da mesma forma que o CD e também no formato DVD, onde é possível guardar filmes de alta qualidade com até quatro horas em vários idiomas, com suporte a menus e animações. Para completar, vídeos gravados neste último formato podem ser reproduzidos por aparelhos de DVD, eliminando a necessidade de um computador.
     O principal motivo da longevidade do DVD frente ao Blu-Ray tem sido a popularização lenta deste último (que tem piorado com a forte adoção de serviços de stream de vídeos). Além disso, o DVD ainda é uma mídia bastante usada para gravação e distribuição de filmes por grandes empresas do mercado de entretenimento, tanto que muitas fornecem filmes nas duas mídias.
O Blu-Ray
    Mesmo tendo uma capacidade altamente superior, o Blu-Ray ainda não está presente no cotidiano da maioria das pessoas. Ele é mais usado como forma de distribuição de filmes e  jogos, sendo pouco usado para gravação de dados. Isso em parte se deve ao fato de poucos equipamentos virem com unidades do formato. Na prática, as três mídias ainda são usadas para jogos de videogame, mas somente o Playstation 3 suporta esta última tecnologia.
Capacidade de armazenamento
    CDs podem armazenar 700 MB de dados, DVDs 4.7 GB (e alguns DVDs podem armazenar até 9 GB) e discos Blu-Ray, podem armazenar até 50 GB (usando duas camadas). O modo como os dados são gravados em cada mídia, é o que determina essa diferença de capacidade, pois a distância entre as trilhas do Blu-Ray é bem menor que as do DVD, e também há uma diferença nesse quesito entre o DVD e o CD.
     Além disso, cada formato de mídia usa um tipo diferente de laser: em CDs, é usado o laser infravermelho, nos DVDs usa-se luz vermelha para a leitura dos dados e no Blu-Ray, a luz usada é violeta. O tamanho das lentes de leitura também varia, sendo de 780 nanômetros no CD, 650 no DVD e 405 no Blu-Ray. Cada uma dessas diferenças é responsável pela evolução de uma mídia sobre a outra.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas