Conheça o Android 5.0 Lollipop (Pirulito) - novos recursos e mais bonito


     O Google acaba de anunciar o lançamento da mais nova versão do Android: é o Lollipop, e ele é lindo. Além da interface de usuário baseada no Material Design, o Android 5.0 também traz vários recursos novos.
     O Android Lollipop será disponibilizado para o Nexus 4, 5, 7, 10 e para dispositivos Google Play Edition “nas próximas semanas”, de acordo com o Google. Por sua vez, a Motorola vai atualizar o Moto X (1ª e 2ª gerações), Moto G (1ª e 2ª gerações), Moto G 4G, Moto E e a linha Droid Ultra/Maxx/Mini lançada nos EUA. As outras fabricantes ainda não se manifestaram.
Mais versátil
     O Google descreve o Lollipop como “a maior e mais ambiciosa atualização do Android”. A empresa diz que ele é bastante flexível e quer que ele se destaque em múltiplas plataformas.
     A nova versão do Android chega ao mesmo tempo em três dispositivos Nexus projetados pelo Google – o Nexus 6, Nexus 9 e Nexus Player – mas o sistema operacional foi feito para rodar bem em dispositivos básicos com 512 MB ou mais. Isso começou no KitKat, e vai continuar: as melhores características do Material Design devem funcionar em smartphones mais simples. Isso garante que enormes mercados emergentes, como China e Índia, não percam o melhor do Lollipop.
Mais seguro
     O sistema operacional também é muito sintonizado com a era pós-Snowden, e já vem com criptografia ativada por padrão. Ele também permite alternar entre perfis de usuário no mesmo smartphone; até então, o recurso só existia em tablets Android. Isso é algo bacana para os pais que querem deixar o filho usar o smartphone, sem deixá-los ter acesso a seus dados pessoais.
     Você pode até mesmo fixar uma tela específica para que outra pessoa possa acessar esse conteúdo e nada mais. Finalmente, o novo recurso Android Smart Lock permite desbloquear seu dispositivo com um smartwatch, com o carro, ou até mesmo usando expressões faciais.
Mais flexível
     O Android Lollipop também não decepciona quando o assunto é personalização. A tela de bloqueio agora reúne notificações com um nível de controle impressionante. Você pode escolher quais apps e pessoas podem gerar notificações: dessa forma, você não será interrompido por um colega qualquer, mas saberá quando sua mãe entrar em contato. Isso se chama Priority Mode e pode ser ativado com o botão de volume.
     As notificações agora aparecem como cards, na parte superior da tela e você pode realizar ações diretamente nela, como responder a uma mensagem. E quando você estiver jogando, ligações não vão mais pausar o jogo: elas aparecem como uma notificação na tela.
Mais conectado
     O Lollipop é projetado para facilitar a alternância entre um dispositivo Android e outro. Por exemplo, você pode começar a assistir a um filme em um tablet Nexus e continuar de onde parou em um smartphone Nexus. Esse tipo de experiência vai funcionar também com o Nexus Player, primeiro dispositivo com Android TV.
Mais bonito
     Temos ainda o Material Design, que padroniza e simplifica a interface de usuário no Android, mas também tem uma abordagem inovadora sobre como o design deve funcionar em diferentes dispositivos. O Material Design cria várias camadas de informação com animações, sombras e efeitos, criando uma tridimensionalidade para ser tão útil em um smartwatch quanto em um tablet.
     Também há outras novidades que o Google discutiu em junho: a runtime ART para acelerar o desempenho de apps; APIs para criar apps com recursos gráficos melhores; e o modo Battery Saver, que aumenta a duração da sua bateria em até 90 minutos quando ela estiver acabando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas