As lentes de contato inteligentes do futuro


     Imaginem o acesso imediato à informação mais recente do segmento de mercado em uma reunião, ou vendo o lucro do quarto trimestre de uma empresa em (literalmente) um piscar de olhos.
     Embora possa soar como algo saído de um romance de ficção científica, os cientistas da Universidade de Washington estão trabalhando em lentes de contato movidos a energia solar com LEDs embutidos transparentes. Esta tecnologia pode ser aplicada em inúmeras maneiras, desde a vigilância da saúde até a tradução de texto direitamente na frente dos olhos do usuário.
     A equipe de cientistas projetou em 2006 um conceito muito semelhante ao nosso projeto "Visões de advertência". Analisando as tendências atuais em tecnologia e cultura popular, a partir de demandas emergentes de conexão constante com as fronteiras cada vez mais tênues entre natural e artificial, os estilistas imaginaram até onde estas tendências podem nos levar.
     Um dos resultados foi um "Assisted Living contact Lens" que iria projetar informações úteis, tais como a contagem de calorias de um bolinho de chocolate, ou a sobreposição de um mapa GPS para localizar os ginásios mais próximos. Agora parece que a nossa ideia pode se tornar uma realidade.



     O que me levou de volta para a Lente Inteligente? Desde que a “Assisted Living Contact Lens” foi concebida, um lamaçal de novos telefones inteligentes geraram uma população absorvida em telas de tamanho da palma da mão e criou um desejo generalizado de informações "on-demand." No contexto atual, uma lente inteligente soa mais conveniente do que assustador. Pessoalmente, tenho uma péssima memória para nomes. Eu poderia apreciar uma lente de contato que poderia fornecer legendas sobre a cabeça das pessoas quando eu entrasse em uma sala.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas