Marcha sincronizada intimida inimigo


     Da Coréia do Norte aos Estados Unidos, os militares exibem a sua força com desfiles sincronizados. Mas por que será que marcham em uníssono?
     Uma nova pesquisa mostra que, quando os soldados marcham em uníssono, não só intimidam os inimigos, mas também dão aos soldados um impulso de confiança.
     No novo estudo, homens que foram convidados a caminhar em uníssono julgaram os seus adversários potenciais como menos fortes do que os homens que não andam em uníssono.
     Esta tendência poderá contribuir para o aumento da agressividade entre homens caminhando em uníssono, disse Daniel Fessler, antropólogo evolucionário da Universidade da Califórnia, e um dos autores do novo estudo.
Em uníssono
     Os seres humanos acham os comportamentos síncronos muito gratificantes, por isso as pessoas realizam rituais religiosos ou fazem "a onda" em jogos de futebol, disse Fessler.
     Os animais agem em uníssono, também. Por exemplo, os estudos descobriram que os grupos de golfinhos que saltam e torcem juntos geralmente ganham conflitos com outros grupos que são mal sincronizados.
     Fessler e seus colegas conduziram o estudo mais recente, como parte de um projeto financiado pela Força Aérea dos EUA de longa duração sobre a forma como as pessoas tomam decisões em situações de conflito potencial.
     O seu trabalho anterior descobriu que os homens em grupos avaliam ameaças potenciais como menos perigosas do que homens sozinhos. No novo estudo, 96 homens andaram 244 metros ao lado de outro homem.
     Em metade dos casos, os homens foram instruídos a andar normalmente. Na outra metade, eles foram convidados a caminhar em uníssono com o outro homem.
Julgar ameaças
     Após o passeio, os homens viram um rosto masculino com raiva. Os pesquisadores pediram a eles para estimar a altura do homem, o seu tamanho total do corpo e a sua musculatura.
     Os homens que tinham sincronizado a sua caminhada avaliaram o homem irritado como menor do que os homens que haviam caminhado naturalmente, relatou Fessler e os seus colegas na revista Biology Letters.
     O novo estudo sugere que o ato de marchar em si faz com que os soldados inimigos em potencial sejam vistos como menos assustadores. Marchar em uníssono pode dar aos exércitos um impulso de confiança, mas o comportamento sincronizado pode ter um lado negro, disse Fessler.
     Os confrontos entre manifestantes e polícia de choque levantam questões sobre a militarização das polícias. Se a polícia está treinando e se movendo em uníssono, como soldados, podem ganhar uma mentalidade "nós contra eles", que pode estimular, e não desencorajar, a violência.

Fonte:Livescience

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas