Sol foi privatizado na Espanha. Será que o FHC andou por lá?


      O Sol foi privatizado na Espanha. Quem instalar placas solares para geração de energia doméstica sem a autorização do governo espanhol poderá ser multado em até 30 milhões de euros, conforme informa uma notícia do jornal costa-riquenho El País.
   Isso aconteceu por pressão das empresas elétricas espanholas. As companhias energéticas temem a queda no consumo de energia caso os cidadãos resolvam adotar fontes alternativas de energia como painéis fotovoltaicos ou moinhos para produção de energia eólica (que utilizam a força dos ventos).
     O Governo espanhol quer implantar o autoconsumo energético aos poucos, sem mexer no sistema vigente. Para isso, quer implantar taxas para a utilização de luz solar. “Vamos implantar uma taxa para a energia recebida do Sol”, resume Mario Sorinas, da empresa Electrobin.
     “Em cada 50 chamadas telefônicas recebidas, 35 são de particulares interessados no autoconsumo”, diz Francesc Mateu, gerente da Sol Gironés, empresa especializada em energia renovável. Já a União de Empresas Fotovoltaicas (UNEF), representante das empresas, diz que é mais caro implantar os receptores de luz individualmente. Será correto privatizar um recurso natural?

Fonte: Yahoo Notícias Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas