Netflix diz que não terá publicidade em seu conteúdo


     Nesta semana nós fomos surpreendidos com o relato de que a Netflix estava exibindo alguns anúncios antes e depois dos filmes/séries. O teste foi feito principalmente no aplicativo para o Xbox One, conforme a própria companhia admitiu. Eles, no entanto, sustentam que isso não é publicidade. E mais: a Netflix informou que “não tem a intenção de incluir publicidade no serviço”.  O problema é compreender o conceito que eles têm de publicidade.
     Quando vamos ao cinema e vemos trailers antes do filme, consideramos que seja uma forma de divulgação de outros produtos.
     Além dos trailers, ainda temos os anúncios de toda sorte nas salas de cinema que conhcemos. São principalmente comerciais de bancos e de refrigerantes.
     Ok, isso faz parte da experiência que nós conhecemos de ir ao cinema. Quem nunca chegou atrasado para uma sessão, mas com a consciência tranquila por saber que ainda tem os trailers? Não deixa de ser publicidade, no entanto.
     A Netflix decidiu empregar a mesma lógica em seu serviço de streaming. Os filmes e séries exclusivos receberam adições de outros conteúdos exclusivos. Uma representante do serviço me explicou que um espectador de Orange is the New Black poderia visualizar um trailer pequeno de House of Cards e vice-versa.
     A nota oficial diz o seguinte: “Durante algum tempo fizemos alguns teasers de séries originais usando trailers curtos, sempre depois que o membro já havia terminado de assistir a um programa. Agora, uma quantidade limitada de membros assiste a esses teasers antes de um programa começar.”
     O teste não incluía produtos de terceiros, mas somente aqueles conteúdos exclusivos da Netflix. Também não foi feito antes de conteúdos de outras produtoras, mas apenas naqueles vídeos produzidos pela própria Netflix. Você vai reparar que eles conduziram o experimento em um cenário bastante limitado.
     De qualquer forma, são trailers como os do cinema. Resta saber se, para você, isso conta como publicidade. Se sim, podemos dizer que a Netflix está testando a exibição de anúncios – ainda que trailers – antes e depois dos episódios de séries.
     Eu enxergo como uma forma de propaganda. No momento, ela pode até melhorar a experiência de uso do serviço, uma vez que apresenta novos conteúdos possivelmente interessantes para o assinante. Mas no futuro, sabe-se lá o que isso pode se tornar. É uma mudança em relação à experiência que a gente conhece de Netflix, um serviço que cobra assinatura mensal para streaming de conteúdo.
     A Netflix ressaltou que os trailers estão em teste. “Nós testamos centenas de potenciais melhorias para o serviço todos os anos. Muitos nunca passam desta etapa.” A depender da reação dos consumidores, é capaz de engavetarem a ideia. Ao menos na internet, as reações foram bastante acaloradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas